terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Paz esteja no seu coração - Reflexão 2

Hoje, estou propondo para a nossa reflexão esta mensagem do livro “A Via de Chuang Tzu” de Tomaz Merton.



A Necessidade da vitória

Quando um arqueiro atira sem alvo nem mira
Está com toda a sua habilidade.
Se atira para ganhar uma fivela de metal
Já fica nervoso.
Se atira por um prêmio em ouro
Fica cego
Ou vê dois alvos-
Está louco!

Sua habilidade não mudou. Mas o prêmio
Cria nele divisões. Preocupa-se.
Pensa mais em ganhar
Do que em atirar--
E a necessidade de vencer
Esgota-lhe a força.

A milenar sabedoria oriental está alicerçada em valores essenciais para a boa qualidade da nossa travessia. É oportuno ler e re-ler esse texto de modo a degustar toda a riqueza dos seus ensinamentos. A vivência da sua mensagem nos faz perceber o quanto nos atrapalha a procura exacerbada do sucesso.

Preocupar-se com a qualidade do nosso agir é natural e pertinente. Entretanto, a inquietação interior na busca da vitória confunde a nossa mente. Vencer a qualquer custo torna-nos pessoas ansiosas e intranqüilas. Essa agitação mental prejudica a qualidade das nossas ações e nos leva a consumir muita energia com poucos resultados.

Trabalhar com dedicação, mas sem a preocupação exagerada com o sucesso, é o caminho mais curto para produzirmos frutos benfazejos. A natureza nos ensina que: a serenidade da terra é o lugar propício para a semente germinar com total vitalidade. A agitação mental é inimiga da perfeição... A palavra pacificação, no seu sentido original, revela-nos essa maneira de agir sem perder a paz interior. Pacificação quer dizer: “ação que cria paz”. (Mística e Espiritualidade - de Leonardo Boff e Frei Beto página 136). Portanto, é fundamental investir na qualidade do nosso trabalho, mas, sem colocar o sentido primordial do nosso comprometimento na busca intranqüila do sucesso. Esse virá naturalmente, através do empenho e da serena dedicação. Por isso, é importante conservar a mente tranqüila e harmonizada. Esse modo de ser nos faz muito bem, pois é gerador da lucidez e do equilíbrio interior indispensáveis para o êxito das nossas ações.

Contatos: cassiojoao@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...