domingo, 7 de novembro de 2010

Caminho Franciscano da Paz - Itália





É o caminho que Francisco e seus frades fizeram tantas vezes. É reconhecido e aprovado pela Província Seráfica dos Frades Menores da Úmbria e pelo ministro geral da Ordem Franciscana.

Com extensão de 350 quilômetros na Úmbria e recebe a mesma importância e valor quanto o Caminho de Santiago de Compostela.Podendo ser percorrido: a pé, de bicicleta, a cavalo ou também ser feito por meio de transporte para atender aqueles que desejam peregrinar mas não apreciam fazer caminhadas.

É o caminho da alegria,também de encontro com a natureza, a paz, o Criador e sua criação.

Percorrê-lo é retornar as origens da nossa alma, ir ao encontro do que há de mais puro em nós, contemplar locais e santuários que há séculos inspiraram o amor pela natureza, à simplicidade da criação e a humildade do coração de São Francisco de Assis, tornando-o e nos tornando "loucos de amor".




Aqui passou Francisco

Percurso total - 350 Km.
Previsão total de dias: 16
Dificuldade: Média\ Alta- região montanhosa

Do eremo de La Verna ao eremo di Cerbaiolo 27 km. 8 horas
Do eremo de Cerbaiolo a Sansepolcro 29 km. 9 horas
De Sansepolcro a Città di Castello 27 km. 8 horas
De Città di Castello a Pietralunga 29 km. 8/9 horas
De Pietralunga a Gubbio 27 km. 8 horas
De Gubbio a Biscina 22 km. 6/7 horas
De Biscina a Assisi 27 km. 8 horas
De Assisi a Spello 24 km. 7 horas
De Spello a Trevi 14 km. 4 horas
De Trevi a Spoleto 18 km. 5 horas
DE Spoleto a Romita di Cesi 28 km 9 horas
De Romita di Cesi a Collescipoli 15 km. 5 horas
De Collescipoli a Stroncone 23 km. 6 horas
De Stroncone ao santuario di Greccio 13 km. 4/5 horas
Do santuario de Greccio a Rieti 26 km. 6/7 horas
De Rieti ao santuario di Poggio Bustone 18 km. 6 horas

Visite o link abaixo do peregrino Vicenti onde encontrará todas as etapas com fotos...

http://vicentepmarti.wordpress.com/category/camino-de-san-francisco/

Fratelli e Sorelle Caminhando sob os passos de "Francisco" "Nos somos peregrinos, a nossa unidade é um longo caminho,uma viagem da terra ao céu." Peregrinar é procurar um sentido para a nossa passagem nesta vida; é o desejo de conhecer a finalidade da nossa viagem; é atravessarmos um espaço interior e/ou exterior e sabermos que podemos ser como o "peregrinus",ou seja,"aquele que atravessa campos". (Ana Lucia Mattioli Noceti )










Ao fim do mês de setembro do ano 1226 depois de ficar sabendo por seu médico Bongiovanni Marangano que sua morte estava próxima levanta os braços e diz; ”Bem-vinda és tu minha irmã morte”.
Pede para ser transportado para sua dileta Porciúncula porque deseja morrer onde pela primeira vez conheceu o caminho da verdade e onde fundou sua Ordem.
Colocado em uma padiola é levado a Porciúncula, aos pés da colina pede que seus frades parem e virando-se para sua amada Assis, amorosamente levanta seus braços e diz;
“Deus te abençõe, Cidade Santa, pois que muitas almas por ti serão salvas e em ti habitarão muitos servos do altíssimo e de ti muitos serão eleitos para o reino eterno. Paz a ti!”.





O sol nasce em Assis - Éloi Leclerc - Ed. Vozes

...Francisco não fraterniza unicamente com seus semelhantes,mas também com as criaturas inferiores que ele considera verdadeiramente seus irmãos ou irmãs ,é um fato...devota a cada uma delas,sem exceção,uma afeição e um respeito fraterno.
Na maioria das vezes esta fraternidade cósmica de Francisco foi vista como transbordamento lírico de seu louvor ao criado.A fraternidade cósmica de Francisco tem sua fonte própria Está diretamente ligada a seu sentido da criação...
Esta atitude de profunda humildade e de adoração, pela qual Francisco se coloca dentro de uma unidade de criação, fazendo-o atar laços de amizade com todas as criaturas, é de extrema importância, pois vem reforçar a fraternidade humana propriamente dita.Esta com efeito, encontra sua melhor garantia nesta fraternidade cósmica:nesta atitude de respeito e de amor para com todo o conjunto da criação,para com todas as formas de vida..O ser humano que fraterniza com todas as criaturas comunga com o amor do Criador por sua obra inteira, coloca-se ao abrigo da tentação de dominar seus semelhantes e de violentá-los de alguma forma...Nele as forças da vida se convertem num impulso de simpatia e de amor.Ele mesmo se humaniza humanizando a natureza...











Um comentário:

  1. Meu nome é Helberth Mattioli Meneghini, sou brasileiro de Belo Horizonte, Minas Gerais, e gostaria de me comunicar com a Ana Lucia Mattioli Noceti, se possível, meu email é helberth.meneghini@gmail.com.
    Aguardo, obrigado!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...