domingo, 21 de agosto de 2011

Dia da Vida Religiosa Consagrada


Olá a todos seguidores do nosso blog,
Hoje, na Igreja do Brasil, comemora-se o "Dia da Vida Religiosa Consagrada".
 Conheça um pouco da vida e missão das Irmãs Catequistas Franciscanas, de cujo carisma também somos seguidoras e seguidores. Fale-nos um pouco quais as suas impressões sobre essa Congregação Religiosa Missionária. Abraço 

Clique para aumentar o tamanho (abrirá uma pag do flickr)

fora do follder

dentro folder - enviada pelo Ronaldo -



VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA: experiência da surpresa e alegria!

“O Reino do Céu é como um tesouro escondido no campo. Alguém o encontra, e o mantém escondido. Cheio de alegria, vai, vende todos os seus bens, e compra
esse campo (Mt 13, 44).

            Nesta parábola, o evangelista, não revela simplesmente o que pode ser o Reino de Deus. Lida a partir de outro prisma, esta parábola convida-nos a escutar e a pressentir a presença de algo alternativo: os subtis dinamismos da busca humana e histórica.
O que intuímos, é que esta pessoa que busca pérolas finas, alimenta dentro de si um sonho, um desejo em relação à realidade. Este desejo que a habita, é atitude muito importante para aproximar-se e amar a vida, para perceber que na história moram sedes, desejos, presenças, sonhos, buscas constantes...
A tradição cristã ao interpretar este texto, destacou intensamente a atitude da pessoa que ao encontrar o tesouro, vende tudo o que possui.
Vender tudo, sobretudo dentro da Vida Religiosa Consagrada, se interpretou como um gesto heróico. Em contrapartida, permaneceu esquecida uma dimensão muito significativa: a alegria experimentada, a surpresa que tomou conta da pessoa que encontrou algo precioso.
Mais que algo heróico, trata-se de uma atitude de surpresa diante do tesouro encontrado. Alegria, não porque houvera excluído tudo o mais, mas, sobretudo, alegria por ter-se encontrado intensamente com a Vida, satisfação por seu coração ter coincidido com o sonho, com o desejo de Deus.
O encontro com o Mistério Maior, o “Meu Deus e meu Tudo” de Francisco e de Clara de Assis, não é certamente para excluir, mas para incluir, dando-se conta que os outros/as e todas as criaturas, são TU e manifestações da Presença que habita a história e perpassa a nossa vida.
Não será este desejo de encontro com a Divina Presença, de reconhecer o frescor do sonho original de Deus, que faz surgir a Vida Religiosa Consagrada no mundo? Uma vocação para acalmar e saciar a sede? Vocação de viver, entrelaçada por uma profunda capacidade de escuta e de admiração para “re-colher” algo da História? Um caminho alternativo para contemplar a realidade a partir do olhar de Deus?

“Toda manhã o Senhor faz meus ouvidos ficar atentos para que eu possa
ouvir como discípulo/a” (Is 50, 4).

No Novo Testamento, especialmente nas bem-aventuranças (Mt 5), Jesus sintoniza com todas as sedes que habitam a História, especialmente, a dos pobres, aflitos e perseguidos, os que anelam pelo sopro da vida, para não abandonar a sede das outras pessoas e da criação machucada.

Vocación de vivir, empeño de volar, vocación de cantar, hasta morir en libertad. Hoy que me veo al espejo, mujer de tanta sonrisa, dejando en cada escenario um pedazo de mi vida. Si, dejando em cada escenario um pedazo de mi vida! (Luis Enrique M.Godoy).

Certamente, o sentido mais belo da Vida Religiosa Consagrada reside, hoje, em recuperar esta atitude de gratuidade, de alegria, de constante busca e de surpresa ao reconhecer a Divina Presença dentro de uma História ferida, mas construída por pessoas alegres e pequenas, que se deixam surpreender, a exemplo de Maria de Nazaré, que hoje celebramos.
 A brisa, o fogo, a inspiração que Francisco e Clara nos deixaram, indicam que podemos aproximar-nos do Mistério da Vida, e nele ousar tecer algo novo, um outro mundo, uma outra Vida Religiosa Consagrada, comprometida com a História.
Reaprender, desde a experiência da unidade da vida, a construir novas relações entre as pessoas, as coisas, os espaços, as diferentes gerações, é hoje, a razão de nossa busca e missão.
Nesse dia que evoca nossa opção pelo Reino, saudamos afetuosamente todas as Irmãs, Noviças, Postulantes, Aspirantes e os sintonizantes do nosso Carisma, presentes em tantos lugares. Nossos votos são de que sigam adiante com entusiasmo e alegria, ultrapassando fronteiras e reconhecendo, em cada chão, os sinais do sonho do Deus da Vida, que deseja continuar se encarnando no hoje da História.

Festa da Assunção de Maria – Dia da VRC

Irmã Tereza Valler
__________________

Coordenadora Geral da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas

Um comentário:

  1. "Não celebrando apenas, mas celebrando a vida" (Pedro Casaldáliga).
    Dia das Vocações Religiosas Leigas e
    d@s Evangelizador@s (Catequistas)

    Queridas irmãs,amigas,
    companheiras de todas as lutas libertárias:

    Antes e depois de Nazaré,
    Antes e depois de
    Assis, Rodeio e todo lugar
    onde há uma, umas, tantas de vocês anunciando, e dando novo re-significado, a exemplo de Jesus de nazaré:

    "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para que dé a boa notícia
    aos pobres; enviou-me a anunciar a liberdade aos cativos e a visão aos cegos,
    para pôr em liberdade @s oprimid@s, para proclamar o ano da graça do Senhor."
    (Lc 4, 18-19).

    Claro, não importa que seja no ano quinze do Imperador Tibério e/ou nos Tibérios de agora! o Espírito continua sobre vocês, sobre nós seguidor@s do Ressuscitado de Nazaré... de Jerusalém acontecidas em cada canto desse mundo.
    Abraçamos vocês nesta DATA QUERIDA com ternura e vigor sem deixar de reparar em torno de nós o novo clamor d@s pobres de Francisco e Clara, sem jamais querer colocar remendo novo em pano velho nem vinho novo em odres velhas.
    Carinho maior de nós que fazemos parte das minorias abraâmicas.

    Augusto
    Beth
    Betania
    Cassio
    Cleomar
    Gisele
    Lindalva (mensagem escrita por Lindalva)
    Márcia
    Maria Amélia
    Grupo Francisclareano de Belo Horizonte
    Minas Gerais

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...