sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Uma vontade, um só Carisma

Ser missionário/a no mundo de hoje, tão secularizado e com a aparência de que muitas pessoas estão afastadas de Deus parece uma missão difícil! Há, entretanto, uma profunda vontade de algumas pessoas de proclamarem uma boa nova por meio do carisma francisclariano.

Este desafio vem sendo assumido cada vez mais por simpatizantes laicos/as que desejam caminhar junto com as Irmãs Catequistas Franciscanas. Caminhada esta, mais aberta, em sintonia com os apelos atuais. Os/as simpatizantes querem contribuir com a construção de um novo tempo, seguindo os passos de Francisco e Clara, na busca por um mundo mais solidário e justo.

Com o objetivo de se unir às Irmãs Catequistas Franciscanas e com vontade de abrir novos caminhos, a partir de agora, vamos acompanhar o depoimento de Armando e Alcires Ferrari, comerciantes. Missionários leigos que estão experienciando o carisma francisclariano.


- Como conheceu as ICF?

Fazíamos trabalho de Pastoral juntos como Cebs e Cebi, que foram as Irmãs Catequistas Franciscanas que trouxeram para Blumenau.

- Quando decidiu ser simpatizante? Qual sua expectativa de ser missionário?

Fomos convidados a ser simpatizantes, pela Irmã Hilda Moratelli, não sei precisar a data, mas com certeza, antes do ano 2000, porém acho que já éramos missionários.

- Qual a sua compreensão do carisma? E o que acha do carisma?

É viver os ideais de Francisco e Clara, despojados de qualquer ambição do ter. Acho que se o mundo tivesse seguido as pegadas deles estaríamos com uma sociedade de amor.


- Como tem vivido o carisma?

Procurando nos espelhar nos seus ensinamentos, mas estamos ainda muito longe desse ideal.

- Já teve experiência de missionário? Onde? Qual foi o tempo? Como foi?

Temos vontade de ser, mas nunca fomos missionários "além fronteiras", mas achamos que missões também se faz muito próximos de nós. Onde há amor e dedicação ao próximo aí está acontecendo missão. Tem participado de formações/encontros de simpatizantes? De que forma? - Sim, temos participado durante esses anos, com relativa frequência. Reunimo-nos nas casas de cada participante e participamos de encontrões em Rodeio, na "casa mãe”.

- Você acredita ser importante a formação para simpatizantes? Por quê?

Acho importante porque o estudo, o aprofundamento seja ele qual for, sempre é importante, principalmente no nosso caso que queremos buscar no carisma uma maneira mais viva e atuante de viver o Evangelho.

- O que a faz querer permanecer, viver este carisma?

É a vontade de querer ser melhor.

- Recentemente participou do encontro sobre Partilha do Carisma e o que você achou?

O encontro foi importante porque vimos a necessidade de leigos e religiosas somarem, numa entreajuda, onde o importante é servir melhor à causa do Reino. Esta verdadeira "ação profética" das Irmãs Catequistas Franciscanas, de se abrirem para o mundo, mais do que sempre fizeram, sem medo de jogar esta semente que, como foi dito no encontro, é uma semente espalhada e que não tem mais como recolher, agora ela brotará na diversidade dos solos e os frutos aparecerão conforme a necessidade, a cultura, o entusiasmo, enfim, conforme o "Sopro Divino" indicar, assim espalhando pela terra os frutos do amor, da paz, da alegria e, sobretudo da justiça.

Fonte: Boletim "Pelos Caminhos" - ICF.Ano 2011. n175

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...