domingo, 11 de setembro de 2011

(NOVO) Processo/Projeto de formação dos simpatizantes do carisma Francisclariano em MG




(A partir das propostas apresentadas nos encontros mensais,
de dezembro 2009 a julho 2010, nos grupos de Minas Gerais)


SIMPATIZANTES? QUEM SÃO ou QUEM SOMOS?

   Somos pessoas (mulheres, homens e jovens) que desejam seguir o Caminho de Jesus em irmandade, conforme a proposta de Jesus e o projeto de vida de Francisco e Clara de Assis, em sintonia com o jeito que as Irmãs Catequistas Franciscanas procuram vivê-lo e testemunhá-lo em sua espiritualidade, estilo de vida e missão. Poderíamos chamar esse CAMINHO de “Discipulado Missionário Francisclariano”. A V Conferência Latino-Americana, realizada em Aparecida em 2007, insistiu que precisamos nos formar como discípulas/os missionárias/os para respondermos – como fizeram Jesus, Francisco e Clara no seu tempo – aos apelos do mundo de hoje, sobretudo das pessoas que mais sofrem e, por isso mesmo, precisam de maior atenção e cuidado.

OBJETIVOS:

Proporcionar às pessoas interessadas a oportunidade de conhecer e vivenciar o carisma francisclariano junto com as Irmãs Catequistas Franciscanas.
Possibilitar que as/os participantes sejam protagonistas na formação da espiritualidade do carisma francisclariano por meio de metodologias participativas, inclusivas das diferenças: culturais, religiosas, de gênero, das gerações, em todas as dimensões da nossa vida.
Oportunizar experiências e vivências nos projetos desenvolvidos nos diversos espaços de atuação das Irmãs Catequistas Franciscanas.

POR QUÊ UM PROJETO DE FORMAÇÃO?

É vital que cada grupo construa o seu projeto/processo de formação. Consideramos essa uma importante diretriz, pois o Projeto de Formação busca o equilíbrio entre mística, reflexão, ações e metodologias concretas, como também possibilidades de crescimento e de enfrentamento dos desafios da Missão. Temos receio de grupos simplesmente “tarefeiros”.

Outra importância do Projeto de Formação também se reflete em relação à demanda de alguns simpatizantes de conhecerem as experiências e projetos desenvolvidos nos vários espaços de atuação das Irmãs Catequistas Franciscanas. Achamos essa proposta muito válida, porém se essa demanda faz parte de um “projeto em construção”, não poderá ser um mero intercâmbio de experiências de trabalho, ou um simples eclesiotur (turismo pastoral). Essa é uma das nossas preocupações.

Além disso, sentimos a necessidade de permanente construção da(s) identidade(s) do(os) grupo(os): o que estamos buscando, o vínculo com as irmãs, com a congregação, um nome que reflita mais de perto essa caminhada, objetivos, o elo que nos une, expectativas e outras questões...

O projeto de formação é o pilar que visa estruturar a nossa trajetória cuja essência está na Palavra de Deus e nos documentos da congregação que citamos abaixo no item dos pontos de partida e eixos da proposta de formação.

 Sentimos ainda a importância de sermos protagonistas dessa construção. Já participamos ou tivemos a oportunidade de conhecer vários grupos em que, toda a organização, as rotinas, as ações dos grupos já estão todas prontas. A maioria deles tem uma hierarquia bem definida de pessoas que decidem os seus rumos. Muitas vezes entramos mudas/os e saímos caladas/os desses grupos, pois alguém que fala por nós.
QUE METODOLOGIA QUEREMOS:

Precisamos construir uma metodologia que estimule e possibilite nosso protagonismo, que é o de caminhar na contramão da lógica dos grupos que nós participamos e vivenciamos até este momento. A metodologia que queremos é a de um movimento de constante desconstrução e construção, que é exigente e desafiador (desafia-a-dor).

Isso se concretizará por meio de momentos de convivência com as irmãs e outras pessoas que assumiram essa proposta, de encontros celebrativos mensais, de estudos de temas atuais na perspectiva francisclariana, de partilha de vida, sintonia, solidariedade e participação na vida e missão da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas, cultivando uma espiritualidade aberta às dores do mundo atual e às relações de irmandade com todas as pessoas e toda a Criação.

Pretendemos que toda essa trajetória seja documentada por meio de diversos registros, como as memórias das reuniões, fotos, filmagens, organização de cadernos de texto de subsídios e outros.


PONTOS DE PARTIDA E EIXOS DA PROPOSTA DE FORMAÇÃO:

  • A realidade local, nacional, mundial
  • A Palavra de Deus como luz que ilumina a nossa realidade pessoal, grupal, eclesial e social. Ela nos orienta para o mundo dos excluídos e excluídas, bem como ao compromisso com a transformação da sociedade.
  • O Carisma Francisclariano expresso nas Fontes Francisclarianas e nos escritos das Irmãs Catequistas Franciscanas.
  • As “Linhas Inspiradoras” ou orientativas da Congregação das Irmãs Catequistas Franciscanas.
  • Os “Caminhos” específicos que as Irmãs da Província Imaculado Coração de Maria desejam trilhar.


ESPAÇOS DE INTEGRAÇÃO DA REFLEXÃOESPIRITUALIDADEAÇÃO:

  • A própria família
  • O mundo do trabalho
  • O mundo dos/as pobres
  • Espaços eclesiais
  • Projeto “Economia, Ecologia e Vida”, por meio do estudo da Cartilha: “Outro consumo é possível”, que pode ser repassado em outros grupos.
  • Algum projeto concreto assumido em conjunto (grupo e irmãs)
  • Outros espaços possíveis...


MEIOS E POSSIBILIDADES:

  • Organização da capela da casa de Camargos para momentos de interiorização e oração pessoal e grupal.
  • Organização da biblioteca da casa de Camargos com livros, cartilhas, vídeos e outros materiais de formação.
  • Elaboração de cartilhas e outros textos, conforme os dons pessoais.
  • Criação de um blog dos simpatizantes onde se publicar artigos, experiências etc.
  • Convite a pessoas que partilhem algum tema ou experiências significativas de inserção sociotransformadora e de espiritualidade francisclariana encarnada.
  • Conhecer projetos desenvolvidos pelas Irmãs Catequistas Franciscanas (Ceilândia, São Paulo, Goianira, Guatemala, Jardim Iririú...).
  • Encontros regionais de simpatizantes ( O 1º será em São Paulo nos dias 21 e 22 de agosto de 2010).
  • Outras iniciativas possíveis...

CRONOGRAMA:

  • Cinco encontros de formação (das 14 às 17 horas, com lanche compartilhado, na casa das irmãs em Camargos: 20 de fevereiro, 13 de março, 15 de maio, 10 de julho, 14 de agosto.
  • Dois seminários (com datas a combinar): um em novembro, com temática bíblica; e outro no primeiro semestre de 2011, sobre a economia e o consumo solidário.
  • Quatro retiros anuais com os grupos de simpatizantes das 8 às 13 horas, com lanche e almoço compartilhado, na casa das irmãs em Camargos ou em outro lugar a combinar: Páscoa (3 de abril); Festa de Santa Clara (14 de agosto em Camargos e 18 e 19 de setembro com em Timóteo); Festa de São Francisco (9 de outubro); Natal (17 de dezembro).

EQUIPE DE ARTICULAÇÃO E ANIMAÇÃO:

Uma equipe de articulação ou colegiado é uma possibilidade para enfrentarmos, coletivamente, os desafios, mas este espaço também está por ser construído e pensamos que é necessário que se organize alternativas de encontros periódicos com as outras equipes, de outras cidades e Estados, para construirmos metodologias mais partilhadas. Pensamos que a equipe é importante, mas deve ser rotativa ou periódica. Uma de suas prioridades é a permanente construção e dinamização do projeto de formação.


INTEGRANTES DA EQUIPE DE BELO HORIZONTE A PARTIR DE 10/07/2010:

Cleomar Poleto – BH Centro
Lindalva de Jesus Macedo - Esplanada
Maria Elizabeth Resende - Esplanada
Marília Rocha - Camargos
Alzira Munhoz – Camargos


AVALIAÇÃO: Momentos de avaliação pessoal e coletiva da trajetória. Esses momentos têm, também, uma dimensão propositiva no sentido de definir prioridades e ações de continuidade visando o constante aprimoramento do projeto de formação e da caminhada dos grupos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...