segunda-feira, 30 de abril de 2012

A paz esteja no seu coração - Reflexão 4




“Era uma noite fria e estava garoando. Por volta das 22 horas, ao terminar o encontro bíblico na comunidade de São Marcos, situada na zona leste de São Paulo, retornávamos para a zona sul, região de Santo Amaro. No caminho, antes de entrar numa grande avenida, enquanto esperávamos o semáforo abrir, aproximou-se uma criança pedindo uma moedinha. A frágil menina devia ter entre 5 e 6 anos. Demos-lhe o lanche que recebemos no encontro, e a menina saiu correndo. Olhamos pelo retrovisor do carro, e vimos uma cena impressionante. Em vez de comer, ela foi dividi-lo com as outras crianças. (Revista Vida Pastoral da editora Paulus)

Esse relato está repleto de ternura e beleza. É a manifestação da presença tênue e silenciosa de Deus no nosso caminhar... No gesto de partilha da criança a rua transformou-se no templo sagrado da presença do Pai. Seguramente, é a concretização do evangelho no meio dos homens. É a pequena semente do reino do Pai lançada no chão duro da vida, mas, carregada de energia para crescer e dar frutos. É o despertar da esperança de uma sociedade mais  fraterna. O faminto que partilha seu único pão faz re-florescer a beleza do milagre da multiplicação dos pães... 
Tal gesto anuncia que a bondade e a benquerença ainda existem, principalmente, no meio dos mais sofridos. Essa atitude sacramental nos faz recordar a grandeza da partilha, valor esse esquecido pelos afazeres do nosso dia-a-dia. As ações concretas de solidariedade falam mais fortemente do que todas as doutrinas e ensinamentos. É que elas atingem diretamente a alma e o coração. Com certeza, o circulo bíblico daquelas pessoas aconteceu, mais profundamente, ao serem tocados pela partilha do único pão daquela criança.
A vida nos oferece, a todo instante, inúmeras oportunidades de acolhimento e de bondade. Na família, no trabalho, na rua, enfim, somos convocados, constantemente, a sairmos da indiferença para irmos ao encontro dos outros. Um sorriso, uma palavra de ânimo, um abraço, o ombro amigo e o coração aberto para quem está sofrendo. São essas pequenas atitudes que nos transmitem o sentido e a alegria de viver... Se pensarmos bem, os momentos de maior alegria da nossa vida estão alicerçados nos nossos gestos de acolhimento e solidariedade. 
É importante cultivarmos a sensibilidade, que nos faz perceber as ações de bondade presentes ao nosso entorno. Tais gestos, muitas vezes, passam despercebidos ao “olhar” do nosso coração. A nossa vida é tecida por essas pequenas atitudes de bondade e ternura. No encantamento e na vivência desses valores encontramos a paz, a serenidade e a presença amorosa do Pai.

João Bosco de Carvalho
(Belo Horizonte-MG)

Contatos: cassiojoao@bol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...