domingo, 12 de dezembro de 2010

10 dez - Dia Universal dos Direitos Humanos



Proclamados há 62 anos, os Direitos Humanos continuam negados, desrespeitados, continuam exigindo nossa indignação, nossa luta! Que tal, neste dia, olhar nossa sociedade, nosso compromisso com estas lentes?


Todos nascemos livres e somos iguais em dignidade e direitos. Todos temos direitos à vida, à liberdade e à segurança pessoal e social. Todos temos direito de resguardar a casa, a família e a honra.


Todos temos direito ao trabalho digno e bem remunerado. Todos temos direito ao descanso, ao lazer e às férias. Todos temos à saúde e assistência médica e hospitalar.


Todos temos direito à instrução, à escola, à arte e à cultura. Todos temos direito ao amparo social na infância e na velhice. Todos temos direito à organização popular, sindical e política.

Todos temos direito de eleger e ser eleito às funções de governo. Todos temos direito à informação verdadeira e correta. Todos temos direito de ir e vir, mudar de cidade, de Estado ou país.


Todos temos direito de não sofrer nenhum tipo de discriminação. Ninguém pode ser torturado ou linchado. Todos somos iguais perante a lei. Ninguém pode ser arbitrariamente preso ou privado do direito de defesa.


Toda pessoa é inocente até que a justiça, baseada na lei, prove a contrário. Todos temos liberdade de pensar, de nos manifestar, de nos reunir e de crer. Todos temos direito ao amor e aos frutos do amor.


Todos temos o dever de respeitar e proteger os direitos da comunidade. Todos temos o dever de lutar pela conquista e ampliação destes direitos.


Se queres a paz... Defende a vida! Se queres a paz... Luta pela justiça! Se queres a paz... Trabalha pela paz! Se queres a paz... Educa para a paz! Se queres a paz... Defende os direitos humanos, Teus e de outros seres humanos também! (Luiz Péres Aguirre)


Belo Horizonte comemorou seu 113 aniversário e recebeu a 5ª Semana dos Direitos Humanos, Iguais na Diferença, organizado pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República com apoio do governo estadual e da prefeitura da capital mineira.


A semana contou com mais de 40 atividades em toda a região metropolitana, entre oficinas, shows, palestras...O cantor Milton Nascimento foi homenageado pela importância do seu papel desempenhado que fez uso de suas músicas para protestar contra a ditadura, se transformando num ícone da música brasileira.


Para o Prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, receber a 5ª Semana dos Direitos Humanos representou mais uma oportunidade para todos reafirmarem o respeito à vida, à justiça social e à liberdade, engajados na batalha diária de construir uma sociedade mais igualitária.


– Hoje, temos na cidade várias ações e programas da Prefeitura voltados para os segmentos que, ao longo da história, foram excluídos do processo de desenvolvimento, como os idosos, os deficientes físicos, as mulheres, os grupos LGBT, a população de rua, a comunidade negra, entre outros. Ao lançarmos o Planejamento Estratégico 2030, elegemos como um dos nossos projetos sustentadores a Cidade de Todos.


Fonte: cicaf e Jornal Correio do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...