quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Grupo de Camargos comemora o dia de Santa Clara

Nos reunimos com muita alegria para celebrar o dia de Santa Clara no dia 14 de agosto na casa das irmãs de Camargos.

A simbologia foi o tom forte do encontro: caminho, perfume, espelho, flores...


Clara usa muitas vezes o símbolo do espelho em seus escritos. Para ela o espelho é Jesus Cristo no qual vemos a Deus, e nele nos espelhamos. Nele, Clara encontra toda beleza e graça. "(...) cuja afeição apaixona, cuja contemplação restaura, cuja bondade nos sacia, cuja suavidade preenche, cuja lembrança ilumina suavemente, cujo perfume dará vida aos mortos (...) pois é o esplendor da glória eterna, o brilho da luz perpétua e o espelho sem mancha"

"Olhe dentro deste espelho (...) Pois nele resplandecem a bem-aventurada pobreza, a santa humildade e a inefável caridade, como , nele inteiro, você vai poder contemplar com a graça de Deus!"
Clara, fonte de ternura, acolhimento e reverência, aprendeu dos pobres que a partilha é dom maior. "A solidariedade é a força dos pobres e pequenos. Por isso, acreditamos que gente simples, fazendo coisas pequenas, em lugares pouco importantes, consegue mudanças extraordinárias" CNBB,n92







O perfume que Clara e Francisco de Assis espalharam pelos caminhos cativou e continua cativando muita gente. Seu caminhar em direção ao pobre foi espaço de conversão e, a exemplo de Jesus Cristo, um lugar privilegiado para exercer a gratuidade e a compaixão. Clara e Francisco se deixam tocar pelos expostos á beira do caminho. Para eles, todo ser encontrado é amorosamente tocado. (subsídio dos Caminhos)



Nossa caminhada é permeada de desafios e, por vezes, também de desencontros, limitações. Quantas vezes sentimos os pés calejados pelas muitas estradas percorridas, cansados e trôpegos diante das dificuldades. Por isso, queremos nos juntar aos passos de outras pessoas que conosco caminham, nos dão a mão e convidam a não desanimar, para com elas abrir novas trilhas, construir novas relações,provocar encontros que geram vida. São muitas as possibilidades que a história nos aponta. O horizonte está a nossa frente e é sempre um estímulo a superar o sempre sabido, repetido, conhecido e vivido. A luz de Clara nos ilumina e vai clareando nosso modo de andar, contemplar e comprometer-se com a vida de cada criatura, de todo planeta.

E terminamos com uma parte da música Ilumina: Ilumina, Santa clara, Ilumina! Eu tenho tanta estrada em meu caminho, e muitas ilusões para tropeçar. Quem segue a tua luz não vai sozinho. Tem sempre uma estrela pra guiar. Transforma minha voz na voz do vento, que eu levo no meu canto o sentimento de cantar. Retira dos olhos de Deus este brilho divino. Para o meu destino iluminar! Ilumina a escuridão, ilumina. Ilumina quem trás o perdão, ilumina. Ilumina quem trata da flor. Ilumina quem me iluminou. Iluminado seja o Amor!




E nesse espírito fomos para nosso momento de partilhar o lanche feito por cada um dos participantes






Terminamos com algumas reflexões e com a visualização e estudo do andamento do blog.







Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...