domingo, 11 de julho de 2010

Oração com São Francisco


ORAÇÃO COM SÃO FRANCISCO

Senhor, fazei de mim um
instrumento de transformação.
Onde houver exploração,
que eu esteja ao lado dos explorados.
Onde houver opressão,
que eu proclame a libertação.
Onde houver autoritarismo,
que eu trabalhe pela democracia.
Onde houver miséria,
que eu possibilite a abundância.
Onde houver doença,
que eu leve a saúde.
Onde houver injusta acumulação,
que eu participe da correta distribuição.
Onde houver desigualdade,
que eu promova a equidade.
Onde houver preconceito e discriminação,
que eu pratique a fraternidade.
Onde houver corrupção,
que eu exalte e simplifique a honestidade.
Onde houver dispersão, que eu valorize
a força da coesão e incentive a associação.
Onde houver manipulação,
que eu desperte a consciência crítica.
Onde houver ignorância,
que eu divulgue o conhecimento.
Onde houver injustiça,
que eu anuncie vossa desaprovação.
Onde houver religião teórica, que eu
revele coerência entre a fé e minhas obras.
Senhor, fazei com que eu procure
transformar o mundo, em vez de me
conformar com ele.
Atuar em favor dos oprimidos/as,
em vez de compactuar com os opressores.
Agir em defesa do ser humano,
em vez de reagir defendendo o sistema.
Pois, é vivendo o amor que se evangeliza.
É praticando a justiça que se faz a vossa vontade.
É partilhando tudo que todos se enriquecem.
E assim começa, ainda nesta vida, a vida eterna.
(Robson Ramos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...