segunda-feira, 13 de junho de 2011

Encontro Francisclariano da Festa de Pentecostes


GRUPO FRANCISCLAREANO, Camargos, Esplanada, Centro, Santa Efigênia e Funcionários: Ir. Alzira, Ir. Lidia e Dora;

Betânia, Beth, Gisele e Lindalva; Maria, Marília e Maria Helena.

Belo Horizonte/ FESTA DE PENTECOSTES, 11 de junho de 2011

Acolhida: a Casa das Catequistas Franciscanas, como sempre, muito acolhedora e aberta à luz e ventos inovadores em sintonia com a busca e desejo do grupo na construção de sua identidade.

Logo na chegada estava Ir. Lidia, recém chegada de Santa Catarina, para o abraço carinhoso e muito fraterno a nós todas apresentada. Ficamos felizes com sua chegada.

Mística: sempre bem coordenada por Ir. Alzira e Dora envolvendo-nos por todos os lados com as energias do Espírito de Ruah presente em cada gesto, ritos, cantos e orações rezadas, meditadas, convidando-nos por fim ao aconchego da capelinha onde o silêncio e os símbolos nos recordava o cenáculo daquela tarde de Pentecostes: “A Paz estava ali com a gente”!...

Na capela compartilhando reflexões, repetimos fragmentos dos salmos: Vem Divina Luz! Ilumina, esclarece, conscientiza...; desperta, dinamiza, multiplica as energias escondidas das mulheres e dos homens...; renova, constrói, re-inventa o futuro do qual somos responsáveis...; arranca-nos da solidão e do isolamento que desagrega...; ensina-nos a partilhar, solidarizar, a não desanimar nem desistir...; cura e consola os corações aflitos...; apressa os tempos, dá-nos espírito atento, coração aberto e missionário...; Vem Divina Ruah! Pousa sobre nós e guia-nos pelos caminhos do reino, amem!

A nós descei divina luz! A nós descei divina luz em nossas vidas acendei o amor, o amor de Jesus!...

Neste clima de amorosidade e cheias do Espírito Santo, continuamos a partilha mas desta vez ao redor da mesa ‘junina’, sim, repleta de quitutes saborosos trazidos com muito carinho pelas mulheres do grupo... neste sábado só tinha mulheres, os maridos (solidários) que fazem parte do grupo, tiveram que assumir outros afazeres não podendo participar.

Apos o momento de confraternização, fomos para a segunda parte do encontro cuja pauta foi:

- Avaliação do nosso Projeto de Formação incluindo, sobretudo, o Blog do grupo: o que já pudemos encaminhar; o que podemos melhorar e as propostas.

Coordenação: Beth, Gisele e Lindalva

“É ISSO QUE EU QUERO, É ISSO QUE EU PROCURO E DESEJO DE CORAÇÃO”,

“NÃO PERCAMOS DE VISTA O NOSSO PONTO DE PARTIDA”... lembrando Francisco e Clara em nossa caminhada, enfatizamos a importância da CASA DE CAMARGOS como o lugar da FORMAÇÃO, ali onde consideramos o nosso Cenáculo, pelo menos uma vez por mês, para conhecer e vivenciar o carisma onde quer que Deus nos chame à missão de evangelizar @s pobres – Lc 4, 18-20.

Beth: fez um breve histórico do projeto de formação (2009/2010); o que já pudemos realizar, nossa participação em diversos momentos importantes da vida da congregação em sintonia com as linhas inspiradoras;

projeto em processo de construção/implantação de acordo com o caminhar do grupo assumindo desafios, mas com muitos avanços também.

Neste sentido, destacamos a importância do BLOG sendo um ponto nessa grande rede (internet) compartilhando notícias e conhecimento para o mundo.

Gisele – então coloca os desafios para que possamos organizar mais e melhor este serviço, chamando a atenção para nós todos/todas do próprio grupo com relação o interesse, alimento e acesso dessa página na internet, como também divulgou dados importantes: quantos e quais países que mais visitam esta página, numero de pessoas etc.;

Ficou claro que o BLOG é do grupo mas que precisa ter uma coordenação que inicialmente ficou sob a responsabilidade de Gisele, Cleomar, Dora e Lindalva; que precisamos de um momento para, didaticamente, ser exposto como publicar textos e estudos.

Encaminhamentos:

Informes:

Retiro em Rodeio (SC): em julho – com participação de Beth e Lindalva;

Julho: Ir. Alzira estará em Ipatinga;

Retiro de Santa Clara – dia 11 de agosto, celebrada no dia 13, 2o. Sábado de agosto/11.

Ao final, nosso abraço carinhoso de despedida e boas vindas à Ir. Lidia que nos trouxe de presente um cordão/coração com o tao de Francisco.

Belo Horizonte, 11 de junho de 2011

Por: Lindalva Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...