sábado, 16 de junho de 2012

Encontro Micro-Regional de Simpatizantes de SP

SONHO COMPARTILHADO 


 Com muita alegria, as irmãs foram acolhendo a cada simpatizante que foi chegando à casa da Vila Matilde para compartilhar vida e sonhos. Um bom grupo veio lá da zona sul, do Jardim Capela, onde participam com as irmãs nos trabalhos em projetos de saúde alternativa, artesanato e acupuntura. Outro grupo, também cheio de animação, veio da região da Aclimação, Vila Matilde e do Embu, e atuam com saúde alternativa, educação, trabalhos voluntários junto ao Serviço Franciscano de Solidariedade (Sefras), além de outras atividades nas comunidades.



 Após se familiarizarem com o ambiente, as irmãs e demais simpatizantes, o grupo reuniu-se para o momento de mística, tendo como pano de fundo aspectos da mística e projeto de Francisco e Clara de Assis e do carisma da Irmã Catequista Franciscana. Em caminhada, houve momentos de contemplação da realidade, a partir de um varal com notícias, recortes de jornal e outros subsídios que trouxeram presente o tema dos Capítulos Geral e Provincial – o mundo em movimento e a nossa busca por relações de irmandade e itinerância. 



A reflexão teve continuidade com o aprofundamento e partilha do texto “De que Fonte você bebe”, de Pe. Alfredo Gonçalves, seguido de apresentação de imagens e reflexão do tema “Mística Francisclariana”. As Irmãs Rosali Ines Paloschi e Beatriz Maestri dinamizaram este momento.

 À pergunta Do que temos sede?, o grupo foi respondendo: de justiça, paz, saúde, política educacional. O mundo está cheio de informações, consumismo, fontes atraentes e apelativas. Onde podemos encontrar a fonte de água viva? No íntimo de nós mesmos/as; no encontro com o outro, a outra; na história de um povo; na melodia do universo - cada pessoa, planta, animal, faz parte de uma gigantesca orquestra; na fonte primordial: “Abba Pai” da espiritualidade de Jesus Cristo, Caminho, Verdade, Vida.



 Outro momento muito significativo do encontro foi animado pela simpatizante Maria de Lourdes de Oliveira que convidou a celebrar a partir de uma releitura do Gênesis.

 O Encontro, que se deu no dia 27 de maio, também teve momentos de partilha e de avaliação da caminhada deste quadriênio na PICM, além de contar com sugestões para a continuidade do Projeto de Simpatizantes, tendo em vista a proximidade do capítulo provincial.



 Um dado significativo foi a sintonia afetuosa dos grupos de simpatizantes de Minas Gerais que foram muito lembrados durante todo dia. Do Encontro micro-regional que reuniu os grupos daquela região, Irmã Beatriz trouxe terra, cartazes, imagens e balas que foram partilhados no encontro. 

 Foi muito significativo o momento em que se misturaram as terras vindas de MG, de Rodeio e das diferentes regiões de São Paulo. É uma semente preciosa que, desde a terra-mãe que a acolheu e fecundou (Rodeio), está germinando hoje em solos diferenciados, contando com a originalidade, beleza e criatividade de cada região. Ao final, cada participante recebeu uma pequena lembrança, feita por um grupo de Economia Solidária e indígenas de Osasco - SP. Na unção com óleo, cada simpatizante sentiu-se novamente enviada/o a retomar o caminho, seguindo os passos de Jesus Cristo, na perspectiva francisclariana. 

Na lembrança que receberam, e no coração, ficou gravada a saudação Paz e Bem! 

 Irmã Beatriz C. Maestri – PICM e simpatizante Maria Batista Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...