sábado, 16 de junho de 2012

Cúpula dos Povos na Rio+20

PAZ E BEM!



 Estamos às vésperas da CÚPULA DOS POVOS (15 a 23 de junho), no Rio de Janeiro. Este evento congrega os movimentos sociais que, no mundo inteiro, têm lutado pela paz, justiça e integridade da criação. O econtro acontece paralelamente à Rio+20. Este reune a ONU, os governos de várias nações e as grandes corporações capitalistas. As propostas dos dois encontros são opostas. Economia verde (que de verde não tem nada e que, de váias formas busca mercantilizar os bens comuns (água, florestas, etc.) é o que está na pauta da Rio+20. 

A Cúpula dos Povos busca, com as vozes diferenciadas e plurais dos diferentes movimentos, luta pela justiça ambiental, pelo respeito à Mãe-Terra, respeito aos povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos, pequenos agricultores. É uma luta que diz respeito a todo cristão que olha o mundo como um todo, com filhos de Deus podendo usufruir de forma reverente a criação. Diz respeito a nós, que nos comprometemos com a defesa da integridade da criação da qual o ser humano é parte integrante. Criação que cantamos, junto com Francisco, na Oração do Irmão Sol. 

Com este Boletim parcial a Coordenação da FFB-MG (Família Franciscana do Brasil) quer contribuir para um aprofundamento do debate sobre os temas que serão discutidos na Cúpula dos Povos. Na realidade o debate já vem ocorrendo há meses, inclusive com nossa participação como franciscanos e franciscanas no Fórum Social Temático, em Porto Alegre. 

Seguem sites com muito material









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...