quinta-feira, 13 de outubro de 2011

(rEfLeXãO pEsSoAl) Sobre Encontro de Rodeio-SC


O Encontro de Rodeio-SC marcou-me profundamente, especialmente por ser o Primeiro Nacional/Provincial e por contar com a participação tão diversificada de simpatizantes. Foi tão diversificada em regiões de moradia como em pensamentos. Muito foi dito, refletido, simbolizado e fica para mim que o mais importante foi perceber que não estamos sozinhos. Há espalhadas pelo Brasil pessoas com ideais parecidos, que buscam a fraternidade, o Bem, a partilha do Carisma Francisclariano. Nossos caminhos estão sendo trilhados baseados no prisma de São Francisco e Santos Clara, mas sem deixar de lado as “vicissitudes do tempo”, o que significa dizer que: tentamos a nosso modo, adaptados a nosso tempo e realidade social e política, viver o exemplo primeiro. Sem deixar que seu Amor, sua profundidade da Fé se perca ou se “transforme”. Porque se ela se transformar, deixa de ser Francisco.

Chamou-me atenção especial a história de João Cereale e sua mulher que ajudaram na criação da sede da Congregação e quem sabe podem ser considerados como os primeiros simpatizantes lá no início do século passado?

 Meu coração então saiu do encontro ao mesmo tempo repleto e sedento. Parece ambigüidade mas não o é. Digo Repleto porque está cheio de Fé, Religiosidade, felicidade, Paz  e Bem!!! Digo Sedento porque agora vou a busca de mais conhecimento, quero beber mais intensamente nas fontes franciscanas, perceber o Amor fraterno, o Amor do Irmão Sol e Irmã Lua, da face dos povos, dos pequenos gestos diários... Minha visão antes “limitada” se abre para a janela do tempo, para a alma do mundo!

Levei meu pequeno Augusto, de 2 anos, e algo que percebi profundamente foi o sentimento de ajuda, carinho e cuidado para conosco, que partiu de todos que me ajudaram a cuidar dele durante o encontro; obrigado a todos/as, sem vocês eu não teria participado e dado minha pequena colaboração. E é com muita felicidade que agradeço também a recepção carinhosa das casas onde nos hospedamos;

Paz e Bem!!! E até o próximo encontro!!!
                                                                                     Gisele Portes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...