sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Canindé - CE, uma das maiores romarias do país na comemoração do dia de São Francisco

Estátua de São Francisco de Canindé

Ai, ai, que bom,
Que bom, que bom que é
Uma estrada e a lua branca
No sertão de Canindé.


Na música Estrada de Canindé o grande Luiz Gonzaga canta a romaria dos fiéis de São Francisco de Canindé.
Durante uma semana, do dia 26 de Setembro ao dia 03 de Outubro o poder da fé se manifesta de forma emocionante e intensa na devoção do povo a São Francisco das Chagas.
Na Igreja Basílica de Canindé, construída em 1915, os romeiros assistem missas e entoam cânticos de louvor ao Santo Padroeiro

A cidade assiste a uma das maiorias romarias católicos do Brasil.

Sem distinção de classes, os fiéis aos milhares, vem agradecer as graças alcançadas e louvar o santo. Vindos de todas as partes do País, alguns viajando durante dias seguidos por estradas poeirentas em desconfortáveis caminhões conhecidos como Paus-de-Arara, outros a cavalo e mesmo a pé, os devotos renovam sua fé e esperança no poder milagroso de São Francisco.

Na cidade eles pagam promessas e entregam peças representativas da graça alcançada. Estas peças, geralmente esculpidas em madeira, são conhecidas como ex-votos e estão reunidas na Casa dos Milagres anexa a Basílica, e também no Museu Regional de Canindé com um acervo de mais de 3.000 peças.

Os ex-votos foram e são motivos constantes de estudos de antropólogos, sociólogos e outros pesquisadores nacionais e estrangeiros. O nível de manifestação artística e a qualidade estética presentes nas peças encantam e emocionam. Aderson Medeiros, um artista plástico cearense, a muitos anos utiliza ex-votos nas suas obras, chegando a ser premiado na Bienal de Arte do México utilizando algumas destas peças.


Durante a festa, violeiros, cantadores, contadores de histórias e tipos populares se misturam na grande feira em que a cidade se transforma. Comidas típicas, artesanato em couro, madeira, palha, renda e artigos religiosos podem ser encontrados em inúmeras barracas armadas em volta da Igreja.

Nas redondezas da cidade, visite a Gruta Caiçara que possui inscrições rupestres. Recentemente o Governo do Estado construiu a Praça dos Romeiros, um rande anfiteatro ao ar livre, que abriga diversas manifestações ligadas ao evento.

* Música: Estrada de Canindé
Autores: Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira – Toada Baião, 1951

Fonte:www.guiace.com.br/guia-de-turismo/regioes-turisticas/caninde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...