sexta-feira, 1 de outubro de 2010

4 de outubro, dia de São Francisco



Seguir ao Senhor Jesus, levar a vida buscando configurar-se ao Mestre. Talvez poucos santos alcançaram tamanha proximidade com o amado Jesus do que São Francisco de Assis, cuja memória a Igreja guarda neste dia 04 de outubro."Mario Sgarbossa e Luigi Giovannini"

Com apenas 44 anos de idade, a 3 de outubro de 1226, morria no chão nu da Porciúncula de Santa Maria dos Anjos, proximidades de Assis, o autêntico arauto da perfeição evangélica, são Francisco. Com a idade de 24 anos, tinha se despojado de tudo: riquezas, ambições, orgulho, e até da roupa que usava, para desposar a Senhora Pobreza e repropor ao mundo, em perfeita alegria, o ideal evangélico de humildade, pobreza e castidade. Nascido numa cidade de comércio, de pai comerciante, o jovem rebento de Bernardone gostava das alegres companhias e gastava com certa prodigalidade o dinheiro do pai. Aos vinte anos, quis alistar-se como cavaleiro no exército de Gualtieri de Brienne, que combatia pelo papa, mas em Spoleto, teve um sonho revelador no qual era convidado a seguir de preferência ao Patrão do que o servo.

Voltando a Assis, dedicou-se ao serviço dos doentes e pobres e num dia de outono de 1205, enquanto meditava extasiado na igrejinha de S. Damião, pareceu-lhe ter ouvido uma voz saída do crucifixo: "vá escorar minha igreja que está desabando". Com a renúncia definitiva dos bens paternos, aos 25 anos, Francisco deu início à sua vida religiosa. Na primeira etapa vemos Francisco em hábito de eremita, levando vida solitária e errante, até que uma frase luminosa do Evangelho impeliu-o à pregação e a constituição do primeiro núcleo da Ordem dos Frades Menores, cuja regra foi aprovada pelo papa Inocêncio III.

Esse segundo capítulo da vida do santo é caracterizado por uma intensa pregação e incessantes viagens missionárias, para levar aos homens, geralmente armados uns contra os outros, a mensagem evangélica da paz e do bem. Após ter-se aventurado a uma viagem à Terra Santa, Síria, e ao Egito, em 1220 voltou para Assis e tratou de por em ordem a própria casa, redigindo a segunda Regra, aprovada por Honório III. Já debilitado fisicamente pelas duras penitências, entrou na última etapa de sua vida, que assinalou a sua perfeita configuração a Cristo, até fisicamente, com o sigilo dos estigmas, recebidos sobre o Monte Alverne a 14 de setembro de 1224.

Autor do Cântico do Irmão Sol, um dos santos mais amados pelo mundo inteiro, são Francisco foi canonizado dois anos após a sua morte. Em 1939, Pio XII tributou um ulterior reconhecimento oficial ao "mais italiano dos santos e mais santo dos italianos", proclamando-o padroeiro principal da Itália.

São Francisco foi um homem que amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o sol, a lua e as estrelas. Por seu apreço à natureza é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.



Celebrações em Belo Horizonte - MG

Paróquia São Francisco de Assis (Igrejinha da Pampulha)
Av. Dr. Otacílio Negrão de Lima, 3000 - Pampulha
Informações: 3427.1644

4 de Outubro

10h, 12h e 14h - Benção dos animais
16h - Celebração Eucarística

Paróquia São Francisco das Chagas
Praça São Francisco das Chagas, 195 - Carlos Prates
Informação: 3412.9788

1º de outubro
7h - Celebração Eucarística
19h - Celebração Eucarística solene presidida por dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte
20h - Seresta

2 de outubro
7h30 - Celebração Eucarística
9h - Atividades recreativas e utilidade pública na praça da igreja
16h - Barraquinhas
17h30 - Apresentação cultural
19h - Celebração Eucarística solene
20h - Louvor com o grupo de oração Irmão Sol
21h - Apresentação musical

3 de outubro
7h30, 9h30 e 19h - Celebração Eucarística
9h30 - Atividades recreativas e utilidade pública na praça da igreja

4 de outubro
7h e 13h - Celebração Eucarística e bênção dos animais na praça da igreja
7h30 e 19h - Celebração Eucarística
17h - Ofício Divino Franciscano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...