quinta-feira, 31 de março de 2011

Celebração de abertura dos 800 anos do carisma de Santa Clara

Nota: Esta Celebração é uma sugestão da Família Franciscana do Brasil para a Abertura do Ano Clariano, podendo ser adaptada à celebração eucarística da comunidade paroquial, celebração da palavra ou em outras celebrações da fraternidade e comunidades franciscanas.


Ambiente: preparar o local da celebração, de forma discreta (é tempo quaresmal), uma Cruz de São Damião, imagem de Santa Clara e ramos de oliveira ou de palmas.

Acolhida:
* Os irmãos e irmãs vão chegando;
*Animador do grupo acolhe com carinho a todos

Canta-se refrão meditativo:
“Não perca de vista, seu ponto de partida”.

- Enquanto se canta: uma pessoa com calma acende a vela colocada diante da imagem de santa Clara.

- Em seguida, um momento de oração silenciosa em vista do clima orante, rezando logo após

Todos: “Nós vos adoramos, Senhor Jesus Cristo, aqui e em todas as vossas igrejas que há em todo o mundo, e vos bendizemos, porque, pela vossa santa cruz remistes o mundo” (Test. 5).

Motivação inicial
:

Irmãos e irmãs, reunidos (as) em nome do Senhor e em grande comunhão enquanto Família Fanciscanaclariana, iniciamos o Ano Clariano (17/04/2011 a 11/08/2012) = 800 anos do Carisma de Santa Clara. Em sintonia com a Igreja que faz memória da entrada messiânica de Jesus em Jerusalém e o aclama com ramos nas mãos, a família Franciscana recorda o nascimento do Carisma Clariano evocando o gesto do Bispo Dom Guido ao entregar à jovem Clara um raminho de oliveira bento.

Era o sinal de Deus confirmando sua decisão de seguir os passos de Cristo pela vida consagrada.
Canto: (um canto apropriado ao domingo de Ramos)
Quem preside:
Recordando hoje a fidelidade de Cristo ao projeto de salvação do Pai, façamos o sinal da cruz.
Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo
Todos: Amém!
Quem preside:
A graça e a paz de Deus, nosso Pai, o amor de Jesus Cristo, nosso Salvador, e a força do Espírito Santo estejam conosco.
Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
BÊNÇÃO E PROCISSÃO DOS RAMOS
Quem preside:
O caminho que Jesus percorre é marcado pelo júbilo, louvação e aclamação do Messias. Os ramos que serão abençoados nos levam da festa da entrada de Jesus em Jerusalém ao desfecho doloroso da cruz. O ramo abençoado transformou-se para Santa Clara no sinal de Deus que confirmava seu compromisso no seguimento radical de Jesus Cristo.
Aclamação do Evangelho
Canto: SALVE, Ó CRISTO OBEDIENTE! SALVE AMOR ONIPOTENTE, QUE SE ENTREGOU À CRUZ E TE RECEBEU NA LUZ!
Proclamação do Evangelho Mt 21, 1-11.
Oração de bênção dos ramos
Altíssimo e Bom Senhor, pela Arca simbolizastes o povo unido no tempo de vosso servo, o justo Noé e sua família; e pela pomba trazendo o ramo de oliveira, anunciastes a vinda do Espírito Santo. Os filhos dos hebreus cumpriram estes símbolos acolhendo vosso Filho com palmas e ramos de oliveira e aclamando: HOSANA!
Assim também nós bradamos: HOSANA! Bendito o que vem em nome do Senhor!
Abençoai, Senhor, estes ramos para que, seguindo com alegria o Cristo, nosso Redentor, cheguemos por Ele à Jerusalém eterna. Por Cristo, nosso Senhor. AMÉM. (Oração do Rito Ortodoxo)
(Uma pessoa coloca um ramo grande e bonito de oliveira ou uma palma na cruz de São Damião à vista de todos).
Quem preside: asperge os ramos que as pessoas trazem nas mãos. Enquanto se canta:
* Os filhos dos hebreus, com ramos de oliveiras, correram ao encontro do Senhor,
Cantando: Hosana ao Filho de Davi...
Se a memória do acontecimento de Clara de Assis, acontecer na celebração de Ramos da comunidade paroquial franciscana, o ministro que preside, concluída a oração de bênção, toma um pequeno ramo e o entrega a uma jovem vocacionada à vida Francisclariana.
Recordação de Santa Clara

terça-feira, 22 de março de 2011

Carta do povo Kaiowá e Guarani á presidenta DilmaRousseff

Várias organizações
Adital


Que bom que a senhora assumiu a presidência do Brasil. É a primeira mãe que assume essa responsabilidade e poder. Mas nós Guarani Kaiowá queremos lembrar que para nós a primeira mãe é a mãe terra, da qual fazemos parte e que nos sustentou há milhares de anos. Presidenta Dilma, roubaram nossa mãe. A maltrataram, sangraram suas veias, rasgaram sua pele, quebraram seus ossos... rios, peixes, arvores, animais e aves... Tudo foi sacrificado em nome do que chamam de progresso. Para nós isso é destruição, é matança, é crueldade. Sem nossa mãe terra sagrada, nós também estamos morrendo aos poucos. Por isso estamos fazendo esse apelo no começo de seu governo. Devolvam nossas condições de vida que são nossos tekohá, nossos terras tradicionais. Não estamos pedindo nada demais, apenas os nossos direitos que estão nas leis do Brasil e internacionais.

No final do ano passado nossa organização Aty Guasu recebeu um premio. Um premio de reconhecimento de nossa luta. Agora, estamos repassando esse premio para as comunidades do nosso povo. Esperamos que não seja um premio de consolação, com o sabor amargo de uma cesta básica, sem a qual hoje não conseguimos sobreviver. O Premio de Direitos Humanos para nós significa uma força para continuarmos nossa luta, especialmente na reconquista de nossas terras. Vamos carregar a estatueta para todas as comunidades, para os acampamentos, para os confinamentos, para os refúgios, para as retomadas... Vamos fazer dela o símbolo de nossa luta e de nossos direitos.

Presidente Dilma, a questão das nossas terras já era para ter sido resolvido há décadas. Mas todos os governos lavaram as mãos e foram deixando a situação se agravar. Por último o ex-presidente Lula, prometeu, se comprometeu, mas não resolveu. Reconheceu que ficou com essa dívida para com nosso povo Guarani Kaiowá e passou a solução para suas mãos. E nós não podemos mais esperar. Não nos deixe sofrer e ficar chorando nossos mortos quase todos os dias. Não deixe que nossos filhos continuem enchendo as cadeias ou se suicidem por falta de esperança de futuro. Precisamos nossas terras para começar a resolver a situação que é tão grave que a procuradora Deborah Duprat, considerou que Dourados talvez seja a situação mais grave de uma comunidade indígena no mundo.

Sem as nossas terras sagradas estamos condenados. Sem nossos tekohá, a violência vai aumentar, vamos ficar ainda mais dependentes e fracos. Será que a senhora como mãe e presidente quer que nosso povo vai morrendo à míngua?. Acreditamos que não. Por isso, lhe dirigimos esse apelo exigindo nosso direito.

Conselho da Aty Guasu Kaiowá Guarani
Dourados, 31 janeiro de 2011.

sábado, 19 de março de 2011

Ano Clariano - 800 anos de Santa Clara



Prezados Irmãos e Irmãs,

Paz e Bem!

É com muita alegria que me dirijo a todos e todas Superiores e Superioras Maiores das Ordens e Congregações Religiosas, bem como os movimentos e simpatizantes de Santa Clara e Francisco de Assis, para convocá-los para a um envolvimento afetivo e efetivo nas Celebrações do VIII CENTENÁRIO DO CARISMA DE SANTA CLARA DE ASSIS, em 2012.

É a Família Franciscana do Mundo inteiro que está envolvida ou se envolvendo nas preparações dessa grande, histórica e significativa celebração.

Em junho passado, realizamos em Brasília, uma reunião com os coordenadores e representantes dos Regionais e um dos assuntos em pauta foi: o que e como celebrar os 800 Anos do Carisma de Santa Clara como Família Franciscana no Brasil. Tivemos o privilégio de contar com a valiosa assessoria de Frei Vitório Mazzuco que nos proporcionou uma reflexão enriquecedora baseada na espiritualidade de Santa Clara, e dando prosseguimento o grupo planejou o seguinte:

Ø CELEBRAÇÃO DO ANO CLARIANO de 17 de abril de 2011 a 11 de agosto de 2012.

Fundamentos na simbologia do RAMO que Santa Clara recebeu das mãos do bispo como um sinal de Deus sobre a sua vocação, por esse motivo, vamos dar início às celebrações do Ano Clariano no Domingo de Ramos, dia 17 de abril de 2011.

Ø TEMA: Santa Clara de Assis e de hoje: Caminho de unidade

Ø LEMA: Vida vivida em função do Amor

* Acreditamos que esse tema vai nos oferecer muitas possibilidades para aprofundar o Carisma de Santa Clara e revigorar nossa espiritualidade, e para isso, queremos contamos com a colaboração de todos os filhos e filhas de Santa Clara no enriquecimento mútuo como Família Francisclariana.

* Sintam-se convidados e convocados a enviarem seus textos para a sede da FFB que teremos a alegria de publicá-los e ou enviá-los para os membros da Família. Na realidade, essa tarefa ficará sob a responsabilidade da Comissão do Ano Clariano.

Ø ESTUDOS E REFLEXÕES sobre o Carisma de Santa Clara objetivando aprofundar o tema serão feitos pelos Regionais, Ordens, Congregações, Movimentos e Fraternidades.

Ø CONGRESSO CLARIANO para culminar as Celebrações:

* Local: Canindé

* Data: nos dias 9, 10 e 11 de agosto de 2012.

Nós, do Conselho Diretor, estamos agradecidas ao Frei Éderson Ofm Cap. que aceitou coordenar a Comissão do Ano Clariano ( CAC ) e nosso muito obrigada às Congregações que já liberaram as Irmãs Neves e Cidinha para compor a equipe.

A Comissão já fez sua primeira reunião e Frei Éderson apresentou o plano geral que eles fizeram ao Conselho Diretor e este já iniciou os encaminhamentos que lhe compete.

Na sede da FFB, em Brasília, já reservamos uma sala para os trabalhos da Comissão do Ano Clariano e para melhor interagir com a coordenação pedimos que acessem o nosso SITE, porque é um excelente instrumento de comunicação ou motivo é porque poucas ou pouquíssimas são as comunicações via ECT, normalmente são via internet.

Com esta carta sintam-se todos convocados, convidados e comprometidos com as celebrações que serão realizadas nos vários recantos do Brasil e do mundo em aprofundamento do Carisma e da espiritualidade de Santa Clara de Assis.

Com as bênçãos de Santa Clara.

Fraternalmente,

Irmã Maria Petronila de Sousa Soares, smic

Presidente

http://http://ffb.org.br/dinamico.php?id=802&categoria=800

quinta-feira, 17 de março de 2011

Morre Madre Maurina - Única freira torturada e exilada no regime militar


Madre Maurina Borges da Silveira (1926-2011), da Ordem Terceira de São Francisco, mineira de Perdizes, atuou no México, em Santa Catarina e em São Paulo. Foi torturada durante a ditadura militar no Brasil e morreu no último sábado (5 de março de 2011) em Araraquara, São Paulo, aos 87 anos, devido a falência múltipla dos órgãos.

Em outubro de 1969, a religiosa fora presa no Lar Santana, orfanato que ela cuidava em Ribeirão Preto, acusada de envolvimento com militantes das FALN (Forças Armadas de Libertação Nacional). No local onde atualmente funciona a Delegacia Seccional, madre Maurina foi torturada com choque elétrico por pelo menos duas horas seguidas. A irmã permaneceu um ano presa em São Paulo, até ser libertada do cárcere e levada para o exílio no México por força da ação revolucionária de um grupo guerrilheiro da VPR (Vanguarda Popular Revolucionária), que sequestrou o cônsul japonês em São Paulo, Nobuo Okuchi, trocando-o pela religiosa e outros presos políicos.

Dos seus torturadores, dois foram excomungados: os delegados Renato Ribeiro Soares e Miguel Lamano, ambos a serviço da então OBAN (Operação Bandeirantes). "Foi o arcebispo d. Felício da Cunha quem excomungou os dois, por causa das torturas contra presos políticos e das maldades feitas contra madre Maurina. Foi com o caso de Ribeirão que comecei a minha luta pela justiça social", declarou d. Paulo Evaristo Arns.

Numa entrevista de junho de 1998 ao Jornal do Comercio de Recife, Madre Maurina levanta suspeitas de que tenha sido vítima de vingança de famílias abastadas de Ribeirão Preto:
"Agora, tem uma coisa que eu nunca disse a ninguém. É sobre os ricos de Ribeirão Preto. No Lar Santana, orfanato que eu dirigia, tinha muita criança filha de mãe solteira e rica, o que era um escândalo social para a época (1969). Então, as crianças ficavam lá, mas o lugar era para os pobres. Eram cerca de cem crianças, e pelo menos 15 eram filhas de mães solteiras e ricas. Elas estavam tomando o lugar de outras, pobres, que precisavam de fato ficar no orfanato Lar Santana. As famílias davam cheques para nós e tudo o mais, mas o correto era que as crianças vivessem em suas casas. O que eu fiz? Devolvi as 15 crianças. Fui à casa de cada uma delas e as devolvi. E eram mansões, casas enormes. Eu dizia para as famílias: 'O orfanato é lugar de criança necessitada que precisa de um lugar para viver, que não tem pai nem mãe'. Acho que isso acabou influenciando de algum jeito no que me ocorreu depois. Não sei quem eram as famílias, mas isso deve ter tido ligação com a minha prisão."

Transcrevo a seguir o depoimento de uma companheira de cárcere da irmã Maurina.
Rose Nogueira



Madre Maurina era clarinha, tão branquinha e sua pele tão rosada que, mesmo naquela situação, a gente prestava atenção.

Ocupei sua cela, a 4 do Fundão do corredor do Dops. Levaram-na para o presídio Tiradentes naquele mesmo dia para que a cela fosse ocupada por mim, pela Ana Vilma Penafiel e por Tiana, uma professora que gritava ter sido presa por engano. À noite trouxeram Makiko Kishi, presa por ter fotografado o grande Carlos Marighella logo depois de ter sido assassinado pelo Esquadrão da Morte.

domingo, 13 de março de 2011

Envio missionário para Itaobim - Resposta


Vai, vai missionária do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor...

Foi com grande alegria que no dia 26 de fevereiro recebemos em nossa fraternidade os grupos de simpatizantes, como acontece todos os meses. Só que... pra minha surpresa... vieram para celebrar o meu envio missionário para Itaobim.

Senti, por parte de todos e todas, muita dedicação, carinho e gratidão pelo tempo de convivência com eles e elas. Cada uma, cada um, foi expressando e rezando nossa convivência durante estes cinco anos em Camargos. Foi uma tarde muito agradável e fortalecedora.

Cada simpatizante trouxe um objeto com significado especial, para ajudar no enxoval da nova fraternidade. Diante de tamanha sensibilidade e sintonia com nosso carisma e missão, fiquei muito emocionada.

No decorrer da celebração eles e elas expressaram muitas orações e palavras de incentivo e encorajamento. Fui ungida com óleos bíblicos e enviada para ser o “bom perfume” na realidade de Itaobim, como recomendou Santa Clara.

Ungiram meus pés para que eu possa ser instrumento de Paz e Bem. As minhas mãos, para abençoar e acarinhar as pessoas que eu encontrar em meu caminho. O meu coração, para que esteja sempre aberto para acolher as diferentes pessoas, realidades e culturas que irei encontrar na nova missão. E a minha cabeça, para que eu possa agir com sabedoria e discernimento.

E para maior sintonia com nossa vida e carisma, já estão programando visitas para conhecer e somar conosco na missão de Itaobim.

Diante destes gestos feitos com muita devoção, ternura e carinho, senti forte a presença do Deus da Vida, que caminha e faz história comigo e com seu povo, que me fortalece e me anima para esta nova missão.

Sou muito agradecida ao Deus Pai-Mãe porque continua me chamando para ser “irmã do povo” em outras realidades, e também de ter convivido, partilhado e celebrado muitas vezes com estes grupos de simpatizantes, onde tive a oportunidade de ajudar e aprender muito.

Às minhas Irmãs Alzira e Perciliana, agradeço sensibilizada pelos lindos momentos de partilha, aprendizado e agora pelo apoio e força que são para mim neste momento.

Na sintonia e na prece grande abraço com carinho e gratidão,
Ir.Elsa Rossi

Á Elsa

Lança-se ao mundo
Abraça os sonhos
Abdica-se da facilidade das situações estabelecidas

Rema rumo ao desconhecido
Rumo aos desejos e necessidades alheias
-Não ás nossas necessidades-
Porque as nossas já são as suas há muito.

O Vale do Jequitinhonha nem sempre é o sonho de moradia e trabalho
Mas seus horizontes são grandes
Quando vislumbram-se o bem querer
A ajuda, a mão que ampara...

Com seu jeito meigo e forte
Seu sorriso cativante e acolhedor
Nos despedimos: Ir.Elsa

Nosso grande abraço
que Itaobim lhe traga alegrias e realizações!!!

Grupo de Camargos, por Gisele Portes

Encontro Francisclariano em Camargos - Fevereiro

No último dia 26 realizamos o nosso 1º Encontro do ano na Casa de Camargos, com o objetivo de homenagear a Irmã Elza que parte nesse mês para uma nova missão na cidade de Itaobim, Microrregião de Médio Jequitinhonha, no nordeste de MG.

O cenário foi composto de lenços e objetos que lembram o Caminho.
"A missão que nos conduz é nossa razão de ser". (Alzira)
"São Francisco sempre fazia descobertas em suas caminhadas e nossa irmã francisclariana também o fará"
"Vou a Itaobim para seguir meu caminho, ainda não sei o que encontrarei, quais serão as necessidades mas me coloquei a disposição para que Deus me aponte a direção" (Elza)
______________________________________________________________________

Senhor o que queres que eu faça?

Senhor o que queres de mim?
Mostra-me os teus caminhos.
Senhor o que queres de mim?

Eu quero teus braços se abrindo, teu rosto sorrindo, pedindo perdão.
Eu quero tua vida servindo e nunca exigindo amor, gratidão!

Eu quero justiça, bondade, amor , igualdade, paz e comunhão.
Eu quero meu povo eleito buscando seu jeito de libertação.

Eu quero que venhas a mim, no meu céu sem fim onde tudo é novo.
Não quero que chegues sozinha no mesmo caminho ferindo meu povo.
_______________________________________________________





Finalizamos com a unção a homenageada para que ela parta fortalecida e cheia de coragem para este novo Caminho.

Neste momento alguns/algumas simpatizantes ungiram-na com óleos perfumandos como :

Lindalva : Os pés - Que os seus pés leve você para anunciar a paz e o bem;

Cassio: Em nome de Deus e de Francisco que você leve a paz

Beth: as mãos - Que suas mãos acolham todos que precisam, de coração aberto;

Maria: Cruz no peito- Que Jesus sacramentado te ilumine em todos os campos da região.

Elza agradeceu por todo amor, afeto e pelo carinho que construiu em Camargos e disse que todos nós impulsionamos a sua caminhada." É muito positivo a presença de vocês todos nesta casa neste momento. Vou contente e animada."

Benção de Santa Clara

O Senhor nos abençoe e nos proteja
Faça resplandecer sobre nós a sua face
E nos dê a sua misericórdia
Volte para nós o seu olhar e nos dê a paz.
Derrame sobre nós as sua bençãos
E nos acolha entre os santos e santas.
O Senhor esteja sempre conosco
E que nós estejamos sempre com ele.

Irmã Elza, voe alto... muito alto... até onde não mais veja o chão que ficou para trás!!!


segunda-feira, 7 de março de 2011

Mulheres - 8 março


Elas sorriem quando querem gritar.
Elas cantam quando querem chorar.
Elas choram quando estão felizes.
E riem quando estão nervosas.

Elas brigam por aquilo que acreditam.
Elas levantam-se para injustiça.
Elas não levam "não" como resposta quando
acreditam que existe melhor solução.

Elas andam sem novos sapatos para
suas crianças poder tê-los.
Elas vão ao medico com uma amiga assustada.
Elas amam incondicionalmente.

Elas choram quando suas crianças adoecem
e se alegram quando suas crianças ganham prêmios.
Elas ficam contentes quando ouvem sobre
um aniversario ou um novo casamento.


Pablo Neruda
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...