domingo, 27 de fevereiro de 2011

Caminho Franciscano da Paz 2011

Pace e Bene!

Com muita alegria nos encontramos em seu blog e desejamos parabenizar pelo seu belo trabalho de amor.

Viemos através deste pedir sua colaboração a divulgação de nossa próxima peregrinação,
a qual agradecemos desde já sua atenção, enviando abaixo nossas informações.

Segue um fraterno abraço.
Ana Lucia

Caminho Franciscano da Paz






Convida a uma nova experiência!

Descobrindo “Francisco”
“il poverello d´Assisi”

Descobrindo Francisco, traz a possibilidade de voltar no Tempo, a um Passado em que o homem
encontra na contemplação sua História de vida, que possibilita a seus participantes visitar, conhecer e amar locais, onde a riqueza de suas pegadas deixaram em testamento um legado de amor a toda humanidade.

A Viagem
Traz em si um encantamento que tempera a vida, conhecer estes lugares é bastante para acolher o mistério e reconhecer a sua existência.
Organizada para grupo de 15 a 21 participantes com acompanhante desde o Brasil, guia italiana falando português, percorrida em transporte particular em todo o percurso, hospedando em hotéis, monastérios e albergues.Elaborada de uma forma para conhecer , percorrer e descobrir em 13 dias;
“Il poverello d´ Assisi”.

Peregrinação em grupo 2011

Saida
:13de outubro a 25 de outubro

Duração: 13 dias

Laverna a Poggio Bustone-370KM

Inscrições abertas

Informações:
Ana Lucia mattiolli noceti
www.caminhofranciscanodapaz.orgperegrino.s.f@gmail.com
31-32257261

A preocupação nossa de cada dia (Mt. 6,24-34)


Jesus se dirige aos seus discípulos e revela o verdadeiro rosto de Deus e as suas entranhas de Pai-Mãe, que cuida dos próprios filhos, como também das flores do campo e dos pássaros do céu. O fundamento da segurança e da serenidade reside na consciência de estar nas mãos providentes de Deus. O ser humano conhece bem a própria condição de precariedade e as muitas situações adversas que podem tornar o seu futuro incerto. A inevitável experiência da limitação tira as forças e dificulta o caminho. Surgem, então, a preocupação e a ansiedade que tornam o seu rosto cansado e triste e, até mesmo apagar a alegria de viver em seu coração.

Por isso, o ser humano, instintivamente, busca algo ou alguém que lhe dê segurança, e sente a necessidade inapagável de superar a angústia do limite e de respirar futuro. Sem futuro não há espaço de vida, não há esperança. Mas nada o preenche e o pacifica interiormente. A consequência é um rosto marcado pelas rugas da preocupação e do cansaço. A confiança depositada no bem-estar, a rejeição das próprias raízes, a incapacidade de sentir-se “filho”, obscurecem a horizonte do futuro.

A “pre-ocupação”, quando se torna hábito de vida, tem o efeito desastroso de comprometer a capacida-de de relação, dimensão fundamental que torna a existência fecunda e criativa. Segundo o Evangelho, a preocupação envolve duas necessidades básicas do ser humano: o alimento e o vestuário.
a) O alimento, indispensável para viver, não compreende só a nutrição, mas representa também tudo aquilo
que é considerado necessário para manter a pessoa viva.
b) O vestuário não é somente aquilo que cobre e protege o corpo huma-
no, mas exprime também proteção, dignidade, posição social e relação.
O alimento e o vestuário, portanto, representam duas dimensões
essenciais da existência humana: uma individual e outra relacional

A preocupação que pode atormentar o coração do ser humano, o me-
do de perder aquilo que dá segurança e o temor de não ter acumulado suficientemente, fazem com que o alimento e o vestuário percam o seu significado
mais amplo e a sua força evocativa.
Então, acontece que a preocupação com o alimento e com o vestuário prevaleçe sobre a própria vida, não mais acolhida como dom; do mesmo modo o corpo, não mais entendido como possibilidade e lugar de relação-encontro. Inevitavelmente, a dignidade da vida se degrada e a luz do rosto da pessoa se apaga.

Ao observar as aves do céu e a beleza dos lírios no campo, Jesus convida os discípulos a contemplarem, com admiração, o rosto paterno-materno de Deus: cada um deles é cuidado pela Sua mão providente.

Não se trata de colocar-se numa atitude de espera passiva, mas de estar cientes de que Alguém cuida, não só das menores criaturas, mas também da vida dos próprios filhos, como um tesouro do qual tem ciúmes.
Deus não descuida de nenhuma das suas criaturas, nem mesmo as mais frágeis – os lírios - ou as mais imprevisíveis – as aves. Ele tece, com incrível precisão, a forma, a cor e o perfume da flor, que desabro-cha pela manhã e à noite, murcha, é jogada ao fogo. Ele cuida dos filhotes dos pássaros, que não tem condições de semear e de colher, e nem de acumular; muito mais faz Deus pelo ser humano, criatura predileta e seu filho.
Tomando como exemplo os pássaros do céu e os lírios do campo, Jesus, implicitamente, une o céu e a terra, e recorda que o ser humano é formado do “húmus” e do “sopro” de Deus.




A vida do ser humano não depende de suas forças ou de sua preocupação, mas de Deus, que em Jesus é Caminho, Verdade e Vida. É esta a relação fundamental, fecunda e criativa, que possibilita o “êxodo” de si mesmo e a acolhida do “advento” do Outro e dos outros.
Nesse sentido, a aceitação do próprio limite e da própria finitude não é mais uma atitude passiva, mas torna-se o momento do encontro, a soleira que introduz num futuro novo e carregado de esperança, aquela esperança que dá sentido ao verdadeiro trabalho, liberta o coração da preocupação, expulsa toda ansiedade e impulsiona a buscar o Reino. De fato, quem busca o Reino com intensidade, não absolutiza as coisas, mas acolhe tudo e todos como um dom


O fiel discípulo de Jesus, descobrindo-se amado e protegido com a ternura providente, se sente sempre a caminho, isto é, pronto a acolher cada fragmento de luz e de vida, que fala da presença e da passagem do Pai. O presente, tecido de partilha, solidariedade, doação, misericórdia, mansidão, reveste o futuro de luz.
A verdadeira segurança cresce no coração e na confiança de sermos protegidos por um Deus que sabe o que precisamos e nos aguarda. A busca do Reino é o “pão” da vida e a “roupa” da luz que nos envolve


Pd.Adroaldo

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Projeto do Grupo Roda Gigante - RJ

Amigos franciclarianosNAUTAS,

Nós, francisclarianos(as) sempre somos comovidos com ações que tocam a alma das pessoas, que alimentam sonhos, que nos fazem pisar no mundo mais belo e simples da existência: a fantasia como forma lúdica para o auxílio a felicidade da alma. Por isso, quis transcrever o :

Boletim 2011 do Grupo Roda Gigante, mais conhecidos como Doutores Palhaços. Como de costume, os besteirologistas fazem a diferença por onde passam.
... respeitável público, agora com vocês o boletim de atividades dos excelentíssimos Doutores besteirologistas


Os palhaços sobem a serra


Dia 28 de Janeiro foi a data escolhida pelo grupo Roda Gigante para fazer a sua primeira visita às áreas afetadas pelas chuvas na região serrana do Rio de Janeiro. Convidados e recepcionados pelo médico Paulo César Júnior, nosso antigo conhecido do Hospital Universitário Pedro Ernesto, quatro palhaços do grupo embarcaram na empreitada juntamente aos amigos Charlote (Patrícia Ubêda), Ana Carina (Cia. do Gesto) e Wladimir (Flávio Souza).
Foram momentos muito marcantes para todos os envolvidos. Certos da importância deste tipo de trabalho e da necessidade de reconstrução física e emocional da cidade, o grupo realiza intervenções regulares em abrigos de Friburgo.






Lançamento do documentário do Roda Gigante

O grupo Roda Gigante fez o lançamento do documentário "Roda Gigante - Compatilhando novas idéias sobre saúde". O vídeo revela as ações desenvolvidas pelo grupo Roda Gigante em 2010 em comunidades e hospitais públicos da cidade do Rio de Janeiro.
A exibição do filme aconteceu no evento YOU HOPE - Educação em Saúde, Imagem e Sensibilidade, integrado a semana de ambientação dos Residentes do Hopital Pedro Ernesto/UERJ.

Esquentando os tamborins

Este ano o carnaval será em março e o grupo Roda Gigante começa a ensaiar seu já tradicional bloco carnavaleso "Breque do Piripaque".
Desta vez , o grupo levará a folia aos corredores e enfermarias de todos os hospitais parceiros, entoando marchinhas clássicas e lançando seu novíssimo samba enredo.




Fonte:
http://rodagigante2009.blogspot.com/2008_12_01_archive.html
http://www.rodagigante.org/


quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Aos grupos simpatizantes do carisma francisclariano de MG

Queridas, queridos, PAZ e BEM!

Após dois meses do nosso último encontro em preparação ao natal, cá estou eu para partilhar algumas coisas que aconteceram nesse período. Aliás, para mim nem parece que foi tempo de férias, tantos foram os compromissos. Mas, graças a Deus, alguns foram concluídos e assim posso respirar um pouco mais tranquila.

Em primeiro lugar uma boa notícia: Em nossa assembleia do mês de janeiro em Santa Catarina tivemos a alegria de ter o lançamento do livro "Cores da Vida", sobre os 25 anos de nossa missão em Angola. Foram dois anos de intenso trabalho de uma equipe de irmãs, da qual fiz parte. Esse trabalho, algumas vezes foi regado de lágrimas diante de depoimentos comoventes, e outras vezes de sorrisos pelo humor que algumas narrativas trazem. Testemunho belíssimo de muitas de nossas irmãs. Vale a pena ler o livro. Em breve vocês terão acesso a ele.

Outro trabalho concluído com êxito foi o do novo Regulamento Provincial, que também durou dois anos e foi realizado por uma equipe de irmãs, da qual também fiz parte. A missão é o eixo condutor desse documento. O novo é que pela primeira vez, os grupos de simpatizantes foram contemplados por um documento provincial desse tipo.

A terceira notícia boa é a abertura de novas frentes missionárias pela nossa província: em Indaial – SC, num bairro da periferia da cidade que está em expansão, e em Itaobim, no Vale do Jequetinhonha. Para começar a missão em Itaobim irão Ir. Elsa e Ir. Adenir. Ainda não sabemos exatamente o dia da partida delas, mas já está confirmado que será no mês de março.
Outra boa notícia é que em julho (de 25 a 30) nossa província realizará, em Rodeio, Santa Catarina, um retiro com Ir. Ivone Gebara. Esse retiro está aberto para a participação de Simpatizantes do Carisma Francisclariano. Quem deseja participar precisa reservar logo sua vaga, pois esse retiro é muito disputado e também está aberto à participação de outras províncias.

Em outubro (dias 1 e 2) acontecerá em Rodeio – SC o encontro provincial de todos os grupos francisclarianos que caminham conosco. Todos os grupos de Minas Gerais estão convidados.  É a primeira vez que os grupos da região de Minas Gerais, São Paulo e Goiás são convocados a participar de um encontro provincial. Esperamos que haja uma boa participação de nossos grupos.

E agora uma notícia que todas/os vocês devem estar esperando: o resultado da campanha pró-Haiti. Comunico que a rifa do celular rendeu R$ 4.950,00 . Foi muito importante e louvável o esforço de cada pessoa que comprou e/ou vendeu os carnês. As pessoas que aderiram e apoiaram esta iniciativa foram muitas/os e de várias localidades: BH, Contagem, Ipatinga, Timóteo e Ribeirão Preto, Blumenau, Presidente Getúlio, Maracaí. Agradeço de coração todo o apoio e ajuda. Foi uma demonstração de solidariedade muito bonita. Muitas pessoas já tinham participado de outras campanhas pró-Haiti e mesmo assim não se recusaram colaborar. Os testemunhos e as lições de vida que presenciamos foram exemplos que nos questionaram bastante. Por ex. um casal de aposentados com apenas um salário mínimo doou R$ 200,00, imediatamente ambos receberem o pagamento mensal. Só depois foram na farmácia comprar seus remédios. E assim, presenciamos outros testemunhos belíssimos que nos tocaram profundamente. Houve pessoas que doaram apenas R$ 1,00 mas com uma generosidade tamanha que nos lembrou a oferta da viúva do evangelho. Infelizmente, também encontramos pessoas frias, egoístas, insensíveis, que se esquivaram jogando a culpa no governo ou alegando outras motivações mesquinhas para não colaborar. Graças a Deus que foram poucas.

A prova concreta da importância desta campanha e de como ela tocou as pessoas é que as colaborações espontâneas, além da rifa, nos surpreenderam: R$ 14.839,00 até o momento atual. E as doações espontâneas ainda estão chegando. Nossa previsão é alcançarmos R$ 20.000,00. No final deste mês, Irmã Dalvani, uma nossa irmã nordestina, irá trabalhar no Haiti e levará nossa singela, mas importante contribuição para os projetos de hortas comunitárias e de leite para as crianças. Mais uma vez, obrigada de coração a todas as pessoas que participaram com tanto amor e esforço desta iniciativa. Afinal, esta é uma forma concreta de cada pessoa sentir-se concretamente solidária/o e envolvida/o Evangelho (Mt 25,31s.) e com a vida e missão das Irmãs Catequistas Franciscanas em favor dos mais deserdados da sociedade.

Agora vamos à nossa programação para 2011. Nosso próximo encontro está previsto para o próximo dia 19 de março às 14 horas em Camargos.
Nosso retiro em preparação à páscoa foi pensado (aliás, pensamos: Beth, Lindalva, eu e Dora) para o dia 21 de abril, quinta-feira santa, que também é feriado de Tiradentes. Como não consultamos cada uma e cada um de vocês, pergunto: é possível que esse retiro seja realizado nesse dia ou vocês preferem que seja na sexta-feira, dia 22 ou no sábado santo, dia 23?

É bom lembrar que esta programação só vale para os grupos de BH. Para os grupos de Ipatinga e Timóteo vamos marcar outra data.

 Um abraço bem francisclariano a cada um e cada uma de vocês, com a companhia de São Francisco e Santa Clara. Tenham uma boa semana, muito abençoada e inspirada.

Com carinho, Alzira.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...